Abril 2008


III COMAR TEM NOVO COMANDANTE

 

Com a presença de vários amigos e companheiros da Turma de 68 da EPCAR, o Major-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann deixou no dia 14 de abril de 2008 a função de Comandante do III Comando Aéreo Regional – III COMAR –, transferindo o cargo ao Major-Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes. A solenidade, que contou com a presença de diversas personalidades da Marinha, Exército e Aeronáutica, foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandin de Rezende, Comandante do Comando Geral de Operações Aéreas – COMGAR.

 


Momento da passagem de comando.

 

Em discurso de despedida, o Maj.-Brig. Pohlmann teceu vários agradecimentos, não deixando de mencionar a Turma à qual pertence – a Turma de 68, da gloriosa EPCAR.

 


Maj.-Brig. Pohlmann durante seu discurso.

 

Eis, na íntegra, o discurso proferido:

 

Palavras do Comandante

 

Excelentíssimo Senhor Tenente Brigadeiro PAULO ROBERTO ROHRING DE BRITO Chefe do Estado Maior da Aeronáutica e Comandante do COMGAP João Manoel Sandin de Rezende, Comandante do Comando Geral de Operações Aéreas, em nome de quem cumprimento todas as autoridades já nominadas,

 

Excelentíssimos Senhores Oficiais Generais, Senhores Oficiais, Senhoras e Senhores. Meus comandados do Terceiro Comando Aéreo Regional. Minhas primeiras palavras são para agradecer a presença de todos que deixando seus afazeres de uma segunda-feira, nos dão o prazer de suas presenças e com isso abrilhantam esta solenidade.

No momento em que nos preparamos para deixar uma função, partindo para uma nova missão, não só nós militares, mas imagino que qualquer pessoa, em qualquer nível de atuação dentro de uma instituição, busca fazer um retrospecto do que realizou ou deixou de executar em prol do cumprimento daquilo que lhe foi determinado em sua área de atuação, bem como lembrar daqueles que o apoiaram no percurso do caminho trilhado.

Nestes mais de dezesseis meses, à frente deste peculiar Terceiro Comando Aéreo Regional, além de buscar sempre cumprir as missões precípuas da Organização: apoiar as Unidades sediadas na área de jurisdição e representar o Comando da Aeronáutica junto às autoridades constituídas, muitos outros trabalhos foram realizados.

Não vou aqui detalhá-los, mas, faço questão de deixar claro que, se as metas foram atingidas, os objetivos alcançados na íntegra e as respostas às eventualidades foram dadas com a presteza requerida, tudo se deveu ao empenho da excelente equipe que me foi legada.

O momento é, principalmente, de reconhecimento. Inicio agradecendo a confiança em mim depositada pelos Excelentíssimos Senhores membros do Alto Comando da Aeronáutica quando da minha indicação para tão importante missão neste COMAR III e, em especial, ao Senhor comandante do COMGAR pelas orientações sempre precisas e oportunas.

Meus agradecimentos aos Comandantes, Chefes e Diretores das OM sediadas na área do COMAR III que tanto apoiaram este Comandante e souberam entender as dificuldades que por ventura tenham, em algum momento, impossibilitado ou retardado um melhor atendimento às suas necessidades.

No que tange ao assessoramento oriundo das diversas OM subordinadas, não poderia deixar de mencionar o incansável trabalho dos comandantes das Bases Aéreas dos Afonsos, Galeão e Santa Cruz, dos Prefeitos de Aeronáutica dos Afonsos e Galeão, dos nossos três BINFAE e do GAP-RJ, propondo sempre soluções adequadas e oportunas. Muito obrigado a todos.

Aos diretores do Clube de Aeronáutica, da CEFIAER, do INCAER, da Associação dos nossos gloriosos Ex-combatentes e aos amigos da turma de 68 da EPCAR – TURMA SEMPRE JUNTOS – meu mais efusivo muito obrigado.

Aos companheiros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, que tornaram tão harmoniosa e profícua a convivência e todos os momentos que necessitamos interagir, meu muito especial agradecimento.

Aos membros do Ministério Público e da Justiça Militar que sempre atenderam prontamente às nossas reivindicações quando buscamos guarida para fazer frente aos percalços jurídicos que extrapolavam nosso conhecimento ou nossa área de atuação, meu especial reconhecimento.

A todos os valorosos componentes deste COMAR, desde o mais graduado até o mais humilde servidor, os quais tive o privilégio de comandar, o meu muito obrigado. Tenham, cada um dos senhores e senhoras, a plena convicção de que este comandante tem a satisfação de imaginar em cada um, a figura de mais um amigo conquistado e a ser levada com carinho no lado esquerdo do peito.

Aos meus auxiliares mais próximos MAJ. GUERREIRO, TEN. FÁBIA, SENHORA TEREZA, SARGENTOS LUIZ, GUIMARÃES, AIRTON, MENDES, ELKAIN, ERICO E TAIFEIROS CLEISON E ADRIANO, foi muito bom trabalhar com cada um de vocês.

As minhas filhas Janira e Raquel e, especialmente a minha esposa Sirlei, minha gratidão pelo apoio e incentivo.

Dona Sirlei, mais uma vez deixei de cumprir a promessa daqueles 30 dias de férias para, quem sabe, uma tão sonhada e necessária viagem de lazer e descanso. Essa promessa e o seu não cumprimento já viraram rotina. Mas não se preocupe, teremos uma folga de 72 horas entre esta passagem e a assunção da nova função lá em Brasília.

Ao Excelentíssimo Major Brigadeiro Mendes, dileto amigo de longa data, entrego uma Organização plena de desafios, mas com uma missão nobre que muita satisfação traz ao seu comandante. Dou as boas vindas à sua digníssima família e à V. Exa. desejo a mesma sorte que tive nessa excepcional Instituição.

 

Finalizando, agradeço ao bom Deus – o Grande Arquiteto do Universo – e faço votos de que Ele continue a iluminar o caminho a ser trilhado por cada um de nós.

 

Muito obrigado a todos e até breve.   

 

A solenidade foi seguida de confraternização no hangar daquela Organização Militar, onde os dois oficiais-generais receberam cumprimentos dos convidados.

 

Flashes durante a confraternização:

 


No hangar, o movimento foi grande.

 


Majores-Brigadeiros Mendes e Pohlmann com a
Dra. Eli Ribeiro de Britto, Juíza-Auditora da 4ª CJM, em Juiz de Fora.

 


Major-Brigadeiro Pohlmann, ao lado do Ex-ministro Moreira Lima,
posa com representantes da turma de 68.

 


Com a esposa Sirlei, Pohlmann posa para mais uma foto.

 

Da Nação-68 estiveram lá representando a Turma Santos Oliveira, Saraiva, Ribeiro, Bosco, Caldas, Temístocles, Rego, Tecles, Malafaia, Ewerton, Galvão, Paulo Silveira, Werneck e Servan.

 

Ao amigo Pohlmann a Turma de 68 deseja muito sucesso na sua nova função – Vice-Chefe do Estado Maior da Aeronáutica -, em Brasília.

 

                                                                        Santos Oliveira

 


 

Amigos da Nação 68!
         Eu estive na Base Aérea de Fpolis e localizei algumas fotos do nosso companheiro 68-202 Dias quando de suas passagens em Florianópolis na condição de Comandante do V COMAR.
         Nelas pode-se perscrutar por trás do uniforme impecável de Major-Brigadeiro, o nosso "super-masseteado Sargento Tainha".
         O rapaz é mesmo um artista. Se jogar essas fotos nas telas de Hollyood, todos pensarão que é um dos mais estrelados Oficiais-Generais da USAF.
         Eu não resisti à tentação de compartilhar tais imagens muito dignas e bonitas com nossa fraternidade "meia-oiteana" como diz nosso irmão Cavuka.
         Devo dizer que sempre me sinto orgulhoso quando assisto a qualquer 68 se sobressaindo em qualquer atividade. A vitória de um irmão nosso é sempre a nossa vitória solidária, também.
         Essas fotos são profissionais, muito "pesadas". Tive que reduzi-las para serem suportadas pelo nosso Yahoo Grupo. Se alguém desejar expandi-las, há algumas que chegam até a 4,5 MB.
         Com vocês, nosso queridíssimo, impagável e insubstituível único "Sargento-Brigadeiro" do Mundo

 

 


 

JUGNO