SEGUNDO ENCONTRO DA CONFRARIA DO GOLE

Clube de Aeronáutica – Rio de Janeiro

31 de março a 2 de abril de 2017

 

 

 

Queridos amigos e amigas da Confraria do Gole,

 

Com a alma lavada e, agora, já sem aquele peso nos ombros, começo esta reportagem agradecendo a todos os que participaram desse maravilhoso Encontro: Perfeito, meu braço direito na coordenação dos trabalhos; Temístocles e Werneck, sempre me alertando quanto a possíveis “acidentes de percurso”; meus filhos Leandro, pela criação do logo da Confraria e Rodrigo pela diagramação; Caldas, sugerindo o boné alusivo ao evento; Outeiro, Aleixo e Sydney pela contribuição dos livros para sorteio; Yeda, viúva do Durante, que atendendo ao nosso convite veio preencher a ausência do nosso querido amigo que partiu faz pouco tempo; D. Mariana Nogueira, que acabou de assumir o serviço de buffet do Clube de Aeronáutica e que, embora não totalmente pronta para nos atender (segundo ela mesma), o fez com maestria;  nossos oficiais-generais Ten Brig Pohlman com a esposa Sirlei, Contra-Almirante Jupiracy (para nós Damasceno) com a esposa Lucelisa, Brig Negri e Brig Fogaça que prontamente atenderam ao nosso convite;  Coronel Segadães, amigão de sempre; e, por último, mas da mais alta relevância, às nossas caras-metades, sem as quais o evento não teria tido o mesmo brilho. A essas mulheres maravilhosas, portanto, nosso muitíssimo OBRIGADO por nos acompanhar. Vocês são “nota Dez”!

 

Embora previsto para se iniciar no dia 31/3, o II ECG fez com que alguns cedessem à ansiedade e viessem um ou dois dias antes para o Rio de Janeiro. Estes, com certeza, puderam desfrutar um pouquinho mais das belezas e dos diversos pontos turísticos que a cidade oferece.  

 

Dez apartamentos do hotel do CAer foram reservados e ocupados por alguns dos participantes. Folgamos em saber que ficaram satisfeitos com as instalações.

 

A reunião mensal dos Cariocas realizada na última sexta-feira, dia 31/3 – pontapé inicial do II ECG -, teve um sabor todo especial dessa vez. Amigos oriundos de cidades diversas tais como Fortaleza, São João Del Rey, Campinas, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, Maricá, Niterói e por aí afora fizeram a diferença. Tivemos uma noite maravilhosa onde a alegria foi contagiante. O som de um piano, ao fundo, deu um toque especial ao ambiente.

 

       O sábado, dia principal do Encontro, permitiu, na parte da manhã, passeios pelo centro da cidade, agora totalmente revitalizado, com direito a embarque no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Locais como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a antiga Sé; o Paço Imperial e o Arco do Teles, nas imediações da Praça XV; a Praça Mauá, incluindo o Museu do Amanhã, e uma boa parte da Zona Portuária foram de fácil acesso para os nossos visitantes, por ficarem relativamente próximos ao CAer. (Dá pra ir a pé). Temos certeza que quem passou por esses locais gostou do que viu.

 

       À tarde, ao som do tecladista Jorge, velho conhecido do Clube, tivemos o almoço de confraternização. A comida foi elogiada e houve sorteio de livros gentilmente cedidos pelo Outeiro, Aleixo e Sydney 'Baiano'. Houve ainda a entrega de mimos diferenciados para os BQanos e para as esposas. Para os primeiros, uma garrafa de pinga em miniatura com o logo da Confraria, e para as damas, um porta-bolsa, também com o logo da Confraria.

 

       Nossos amigos que já partiram para o "outro plano" foram lembrados como sempre, assim como aqueles que se encontram enfermos e precisando de uma palavra de fé. Uníssonos e de mãos dadas, fizemos uma oração dedicada a eles... Que Deus nos ouça.

 

                        Ainda durante o almoço, fiz a entrega de um antigo livro de Física (PSSC) em que estudamos na EPCAR ao seu verdadeiro dono: João Bosco Barbosa (JBB). Encontrei esse livro há três ou quatro anos atrás, quando, num domingo, antes de deixar Barbacena de volta ao Rio, fui com a esposa à feira livre da Rua Olegário Maciel para comprar feijão roxinho (um hábito antigo nosso!). Ao "passear" pela feira, eis que encontro um vendedor de livros e revistas antigas. Qual não foi a minha surpresa ao ver o nosso famigerado livro de Física entre tantos outros. Pensei comigo: - Só falta ser o livro de alguém da Turma. E não é que o livro era do rapaz de São João Del Rey?! Tratei logo de comprá-lo pela bagatela de R$5,00 para devolvê-lo ao seu legítimo dono. (Não devia não, mas fiz isso!). Hoje, passados quase cinquenta anos, o velho companheiro de "cepa" volta às mãos do dono, incluindo, entre suas páginas, algumas notas de "cola" para uma das provas daquela época. (Eu nem sabia que o cara colava na prova; fiquei sabendo agora!). Esse fato vai, com certeza, para a seção "Causos" do nosso site.

 

Não faltou a mesa das cachaças para justificar o Encontro; afinal, que bebida poderia melhor representar a Confraria do Gole?!

 

No domingo, como programado, a tarde foi dedicada a uma chegadinha ao Quiosque EU & Ela do Jacaré, de frente para a Praia da Macumba, na Estrada do Pontal,  Recreio dos Bandeirantes. Uma van já havia sido alugada para levar do centro da cidade ao quiosque os hospedados no hotel do Clube de Aeronáutica (Foi prático e nem doeu no bolso!).  O quiosque conseguiu atrair umas trinta pessoas, entre as quais o nosso eterno Comandante, “Ten Segadães”. Isso mesmo, como não lhe foi possível comparecer à reunião mensal da sexta-feira, nem ao almoço de sábado, ele tratou de se esforçar para não faltar no último dia, sob pena de ganhar “4P”! (Safo, hein?!). Valeu mesmo, Segadães! Sua presença é e será sempre importante para nós.

 

Muitos foram os momentos registrados através de fotos. Para vê-las, acessem: https://goo.gl/photos/ZnuA9vH1zWmVLNi66

 

Esperando revê-los em breve, com a mesma alegria contagiante de sempre, aqui me despeço com um grande abraço a todos.

 

Santos Oliveira