SETEMBRO DE 2005

AEPCAR  COMEMORA MAIS UM ANO DE FUNDAÇÃO 

Aos onze anos de sua existência, a Associação de Ex-alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar só tem a comemorar. São vários anos de luta, empenho e dedicação, de um lado por parte de seus diretores, de outro, por parte de seus associados, visando precipuamente, conforme reza seu estatuto, à “preservação das suas atividades historicamente desenvolvidas no decorrer de sua existência, o convívio fraterno, a solidariedade mútua no âmbito social e a participação em atividades cívicas, humanitárias, educacionais, culturais, recreativas, cooperativas e desenvolvimentistas”.  

Imbuídos deste espírito é que mais uma vez a Diretoria da AEPCAR realizou, no dia 17 de setembro de 2005, o baile do 11° aniversário da entidade. O evento, como não poderia deixar de ser, transcorreu num clima de muita alegria e confraternização entre Turmas, sob o repertório impecável da Banda Pingos e Gotas.


Banda Pingos e Gotas no início do Baile 

Liderados pelo Presidente José Carlos Pimentel Gusmão (65-107), três dos membros da Associação fizeram questão de recepcionar os convidados, cumprimentando-os e agradecendo-lhes, um a um, pela presença no baile.  

No salão, mesas numeradas e cuidadosamente decoradas aguardavam seus ocupantes. O que mais se via eram ex-alunos perambulando de mesa em mesa para cumprimentar e abraçar velhos amigos, quer de suas Turmas, quer de outras, já que na nossa confraria não existe limite cronológico ou hierárquico quando se fala de amizade. 

Uma boa escolha feita pela Diretoria da Associação foi a de trazer a Banda Pingos e Gotas para animar a festa. Sensacional! Prova disso é que a pista de dança não ficou vazia em nenhum momento, salvo, é claro, naqueles em que os músicos faziam um breve intervalo para um merecido descanso. Contudo, nos três intervalos ocorridos, pôde-se ouvir, em gravação, os hinos da EPCAR, do Aviador e da FAB, para preencher a lacuna... Bem pensado!

Seguem-se alguns flagrantes:


Mesa dos Pioneiros da Turma de 49, com o nosso “Capitão  Kurka” presente


O Contra-Almirante Jupiracy (à dir.), ex-aluno 68-378 Damasceno, também prestigiou o baile.


Ewerton (68-321), Elanir (68-323) e Tecles (68-094) estavam na área...


Santos Oliveira (67-382) com Milton Ferreira D’Araújo (68-009), Diretor Financeiro da AEPCAR


Romar (68-329) com a esposa Claudia e parentes desta.

 
Vista parcial do salão 

Em dado momento o Presidente Gusmão usou da palavra para tecer alguns comentários. Primeiramente agradeceu a todos, ex-alunos, familiares e convidados, pela presença no baile comemorativo do 11° aniversário de fundação da AEPCAR. Em seguida fez a apresentação dos componentes da atual Administração, frisando que praticamente aquele seria o último contato direto daquele Corpo Social conosco.

 
O Presidente da AEPCAR faz seu discurso


Gusmão apresenta os componentes da atual Administração.

  Gusmão continua, fazendo mais agradecimentos:

-  a todos aqueles que apoiaram a Diretoria nos últimos dois anos de muita luta e, por que não dizer, de muitas realizações e conquistas;

-   aos ex-alunos que estimularam a Associação a levar avante seus intentos;

-  aos Diretores e Presidentes dos Conselhos, pelo trabalho e dedicação inteiramente abnegada e totalmente desprovida de interesses de qualquer ordem;

-  à Presidência do Clube de Aeronáutica, pela compreensão e pela efetiva ajuda na consolidação dos destinos da AEPCAR, acolhendo as solicitações desta no sentido de ocupar uma sala nas dependências daquela Sede Social;

-  às suas famílias, pela dedicação junto a eles e por compreenderem suas ocupações enquanto membros diretores da Associação;

-  finalmente, a Deus, por orientá-los em suas ações e por lhes amparar nos momentos mais difíceis...

 Gusmão parodiou, ainda, com a máxima que diz “sabemos que sempre existirá muito o que fazer, mas vamos satisfeitos e recompensados com os resultados alcançados”. Agradeceu pela atenção de todos e chamou à frente do palco duas Turmas, a de 65 e a de 66. Ambas receberam de brinde uma garrafa de uísque. A primeira, por ser aquela que mais associados tem até o momento; a segunda, por ter sido a Turma que mais ex-alunos levou ao baile.

 
A fila dos “66” na hora da contagem dos presentes era interminável...


O representante da Turma de 65 ergue com vibração a garrafa de uísque a que sua Turma fez jus

 

Ao Ex-Aluno 65-087 Piacesi foi concedida a palavra. Na ocasião ele  proferiu o seguinte discurso: 

A TODOS OS COMPANHEIROS DA EPCAR, FAMILIARES E AMIGOS. 

“Estamos todos emocionados nesta noite, e por isso momentos como este jamais serão esquecidos. 

A nossa Associação no seu caminhar histórico completa hoje onze anos e é uma realidade incontestável, pois traz em seu bojo a verdadeira legitimação da união, da igualdade, da lealdade, da fraternidade, e da liberdade de todos nós.

 Assim, neste momento de alegria e confraternização, peço licença para exteriorizar uma aflição que não é só minha, mas de todos que se mostram incomodados com o modelo de sociedade que nos é imposta, sociedade esta que acaba sendo legitimada, tutelada e regulada por muitos deveres e poucos direitos, que acabamos reproduzindo em nossas famílias.

Cabendo ainda neste momento, citar, ainda que parcialmente, a bela passagem de Eduardo Galeano em um de seus livros, que ele escreve assim:

‘Seremos compatriotas e contemporâneos de todos os que tenham aspiração de justiça e aspiração de beleza, tenham nascido onde tenham nascido e tenham vivido onde tenham vivido, sem que importem nem um pouco as fronteiras do mapa ou do tempo.’

Tudo isso se apresenta hoje bastante utópico, o que não significa desestímulo e não pode servir de justificativa para nossa inércia, para o nosso conservadorismo. O horizonte utópico deve nos tornar lutadores, guerreiros, como o foram Cristo e Ruy Barbosa, como o é Eduardo Galeano.

Portanto, devemos repensar o rumo que imprimimos às nossas vidas e se for preciso lutar e ainda algum dia, endurecer, jamais devemos perder a ternura.

Continuemos com a nossa festa.

Muito obrigado.”
                        

Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2005.

 

Uma salva de palmas foi ouvida no salão. 


Enquanto Piacesi lê seu discurso, Gusmão, brincando, cronometra o tempo a ele cabido

 

Daí em diante o baile se estendeu até às 3 horas da manhã, com muita alegria e vibração.  


Assim ficou a pista de dança no auge da animação

 

Os convidados tiveram ainda a oportunidade de levarem para casa os jarros com flores que ornamentaram as suas mesas, conforme sugestão do Presidente da AEPCAR.  

Estiveram prestigiando o evento as seguintes patentes:

Maj-Brig Marcio Callafange

Maj-Brig Enio Russo,

Brig Pedro Norival de Araujo (Sub-Diretor de Pagamento de Pessoal da DIRINT)

Brig Hélio Gonçalves (Presidente do Conselho Fiscal do CAer)

Brig João Carlos Fernandes Cardoso (Presidente do Conselho Deliberativo da AEPCAR)

Brig Leci de Oliveira Peres

Brig João Evangelista Fontes

Contra-Almirante Jupiracy Gomes Damasceno (Diretor do Centro Logístico de Saúde da Marinha)   

Além destes, vieram de Barbacena as Professoras Isa Maria e Lucília, que quase sempre estão presentes nos eventos das Turmas que com elas passaram pela EPCAR. A estas, nossos sinceros agradecimentos pelo carinho e atenção.  


Flagrante tendo à frente as professoras Lucília e Isa Maria 

Da nossa parte, ex-alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, agradecemos à AEPCAR por ter-nos proporcionado momentos de muita alegria, junto aos companheiros das tantas Turmas ali representadas, e torcemos para que cada vez mais essa legião de amigos aumente em efetivo e se una em prol de bens comuns, tais como Amizade, Lealdade e União. 

Que Deus esteja conosco, hoje e sempre.

 

                                                                                 67-382 Santos Oliveira