REUNIÃO REGIONAL MENSAL

Clube de Aeronáutica – Rio de Janeiro

30 de janeiro de 2015

 

Amigos,

 

   Estamos começando um novo ano. Um ano de muitas expectativas quanto ao rumo que o País tomará com a continuação do governo Dilma; um ano de novos encontros entre nós, velhos amigos da EPCAR; um ano, enfim, sem nenhum dos nossos companheiros de caserna no serviço ativo da FAB. De agora em diante, quando o assunto for solenidade militar fora do Rio de Janeiro, ou encontro quinquenal em Barbacena – os famosos ENACs – pouco provável será a disponibilidade de aeronaves para a nossa Turma. Sem gente nossa lá dentro, as coisas se tornam mais difíceis nesse sentido...! Enfim, vida que segue.
 

   Abrindo os trabalhos dos Cariocas, em segundo lugar, neste 2015 (já que os “lanceiros” Paulistas trataram logo de fazer reunião antes da gente!), tivemos a nossa primeira reunião mensal no CAer da Pça. Marechal Âncora. E assim como eles, tivemos nove pessoas presentes: oito BQanos e um acompanhante. Ou seja, pelo menos em número, eles não nos sacanearam. Estiveram lá: 67-382 Santos Oliveira e o filho Leandro, 68-058 Nurchis, 142 Corrêa Ferreira, 149 Ferreira Gomes “Piaba”, 272 Werneck, 317 Justiniano, 369 Romar e 375 Jesus (Ufa!... Ainda bem que Jesus estava conosco!)


   A novidade ficou por conta do Nurchis, que estando no Rio por motivos de trabalho, nos honrou com sua presença. Valeu, Nurchis, volte outras vezes!


  Werneck fez a entrega do espadim comemorativo do Encontro na AFA ao Romar. É que o rapaz, ocupado como sempre com gravações de telenovelas e ensaios de peças teatrais, não pôde comparecer ao evento. Ele pagou, mas não foi.


  Como sempre, o papo rolou solto na reunião e tudo transcorreu na mais perfeita ordem. Esperamos que a frequência nas futuras reuniões deste ano seja melhor do que a ocorrida em 2014.

E falando em frequência, aproveito esta oportunidade para tocar num assunto de muita importância. Ao longo dos anos, alguns representantes da Turma têm se esforçado bastante para manter os seus membros SEMPRE JUNTOS. Isso não é novidade nenhuma e nem precisamos citar nomes das figuras em questão. Contudo, de uns tempos pra cá, vimos observando uma debandada do ninho das águias por parte de vários companheiros. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, quando há reuniões mensais, bem poucos, se comparado ao número de BQanos residentes no Grande Rio, comparecem aos encontros. Sabemos das dificuldades de se transitar na cidade e dos transtornos que os moradores da Barra e do Recreio, por exemplo, têm que enfrentar para chegar ao Centro. Pensando nisso, nosso amigo Bosco (296) tomou a iniciativa de tentar reunir os residentes do Recreio, Barra da Tijuca e periferia num restaurante bem mais acessível para estes. Isso aconteceu no início do semestre passado, mas ninguém apareceu. Detalhe: a reserva foi feita, o gerente do estabelecimento até aumentou o efetivo para que o nosso grupo fosse atendido naquela ocasião, e o final foi desanimador, ainda deixando o Bosco numa “saia justa”... Sugiro, então, uma nova tentativa de reuniões na Zona Oeste para o pessoal que mora lá, mas para isso é necessário que alguém coordene a operação.

Quem se habilita? O que não pode acontecer é a dispersão da Turma, depois de tantos anos de luta para manter firme o laço que nos une. Espero que o meu pedido tenha eco e que alguém (ou alguns) se sensibilize(m) a respeito.


Dito isso, vamos a algumas fotos registradas nesta reunião.

 

Um forte abraço a todos,

 

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com